O ANDES-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) publicou uma cartilha que problematiza a situação dos regimes previdenciários no Brasil. Clique aqui para ler o documento. Além de explicar as diferenças entre os regimes, a cartilha faz um histórico da luta pelo benefício e abre espaço para a discussão sobre o encolhimento dos direitos trabalhistas como consequência do neoliberalismo.
A discussão é importante e diz respeito à categoria docente das IES paranaenses por conta da reforma da ParanáPrevidência, aprovada em regime emergencial pela Assembleia Legislativa no fim do ano passado e que passou a valer este ano. Entre as mudanças, estão o aumento da alíquota de 10% para 11% e a mudança na segregação de massas entre o Fundo Financeiro e o Fundo Previdenciário, que inchará ainda mais a folha de pagamento e servirá como desculpa para o governo negar futuros reajustes ao funcionalismo público.
A diretoria do Sindiprol/Aduel esteve presente na sessão em que os deputados atropelaram o regimento interno da Assembleia e votaram a favor da tramitação em regime de urgência do projeto de lei que regulamentou a reforma. Clique aqui para saber mais.
Para entender melhor sobre as mudanças na ParanáPrevidência, clique aqui.
