Nos dias 27 e 28 de novembro será realizado o III Congresso do Sindiprol/Aduel, num contexto de aguda crise no plano nacional, de ataques do governo Richa aos servidores e dificuldades na organização do movimento dos docentes. O tema do Congresso será
Conjuntura e Organização Sindical
Durante a greve contra o governo Beto Richa no começo deste ano, se evidenciaram os problemas de organização dos professores. Estes problemas comprometeram a necessária unidade dos trabalhadores para impedir os ataques aos nossos direitos. O assalto à ParanaPrevidência e o adiamento da reposição de nossas perdas salariais para o mês de janeiro de 2016, foram em grande medida a consequência das dificuldades de nossa organização e articulação sindical.
Neste Congresso, os professores terão a oportunidade de avançar na discussão das alternativas para resolvermos essas dificuldades. Com essa finalidade debateremos no primeiro dia com representantes do ANDES-Sindicato Nacional e do Fórum das Entidades Sindicais do Funcionalismo Público do Paraná.
Programação
27 de novembro
Anfiteatro Maior do CCH
Campus Universitário-UEL
18:30 |
Credenciamento |
19:20 |
Debate sobre Organização Sindical dos docentesLuis Allan Kunzle (UFPR – ANDES-SN) e Marlei Fernandes de Carvalho (APP – Fórum das Entidades Sindicais do Paraná) |
28 de novembro
Centro de Vivência do Sindiprol/Aduel Campus Universitário-UEL
09:00 – 12:00 |
Apresentação e debate das teses |
14:00 – 18:00 |
Conclusão dos debates e deliberações |
Teses
Para organizar os debates e deliberações do Congresso convidamos os docentes a formulares teses e propostas de resoluções sobre o tema do congresso “
Conjuntura e Organização Sindical dos Docentes”. Estas podem ser enviadas até o dia 13 de setembro ao endereço eletrônico:
sindiproladuel@gmail.com
As teses e propostas de resolução podem ser assinadas por docentes de forma individual ou por grupos, mas devem vir devidamente identificadas e tratar exclusivamente do tema do congresso, sem restrição de extensão.
Todas as contribuições que estiverem dentro destes critérios comporão o
Caderno do Congresso que os delegados receberão antecipadamente e será também disponibilizada no portal do Sindicato.
Instruções para eleição de delegados
O Congresso é aberto à participação de todos os docentes da base do sindicato (UEL, UNESPAR-Apucarana e UENP) e aos convidados que comparecerem. As deliberações, entretanto, serão tomadas apenas por delegados eleitos nas suas bases.
Para tanto, cada departamento ou centro escolherá um delegado para cada grupo de 10 (dez) docentes e fração. Ou seja, se um departamento tem 10 docentes, terá direito a um delegado. Se tiver 11, pode escolher dois. A eleição será feita pelo conjunto de docentes de cada unidade, mas, só podem ser delegados, os docentes sindicalizados e em dia com a sua contribuição.