Skip to content

Assembleias nesta semana decidirão futuro da greve das federais

Compartilhe:

Com informações do Andes-SN e portal G1

Os professores das universidades federais em greve farão assembleias nesta semana para decidir sobre a continuidade do movimento, que já dura 110 dias . De acordo o portal G1, 48 das 59 universidades estão sem aulas. O Comando Nacional de Greve (CNG) se manifestou pela manutenção da greve e propõe que assembleias definam estratégias de ação frente à tramitação do projeto de lei de reestruturação da carreira docente (PL4368/2012) no Congresso Nacional.

Em um comunicado divulgado neste domingo, o CNG ressalta que a postura do governo é “intransigente e antissindical” e que mudanças significativas no quadro nacional só serão possíveis com a vontade política do executivo. No dia 23 de agosto o Andes-SN protocolou uma contraproposta ao governo, mas o executivo deu as negociações como encerradas no início de agosto, quando assinou acordo com o PROIFES, que representa sete universidades federais e um instituto técnico.

De acordo com a análise do CNG, o PL4368/2012 propõe valores coincidentes com os do acordo assinado com o PROIFES. O projeto será submetido à análise da assessoria jurídica. O Andes-SN anunciou que vai continuar solicitando ao governo a reabertura das negociações. 

Compartilhe: