Sindiprol/Aduel esclarece sobre assinatura de ponto docente
- Por sindiproladuel
- postado em 30 de março 2012
- em Destaque 1
O Sindiprol/Aduel recebeu informações de que em alguns centros e departamentos haveria orientação de não se assinar o ponto referente ao dia 7 de março, dia da paralisação estadual unificada. Esta orientação inclusive teria deixado docentes em estagio probatório e temporários com receio de aderir ao protesto e inibido a participação deles nas assembleias que o sindicato convoca.
Em face destas notícias, a diretoria do Sindicato procurou a reitoria, que alegou não haver nenhuma orientação oficial nesse sentido. Sendo assim, o Sindiprol/Aduel esclarece a todos:
1. A adesão dos professores da UEL à paralisação unificada de todos os docentes das universidades estaduais do Paraná foi deliberada em duas assembleias amplamente convocadas pelo sindicato em jornais de grande circulação e nos prazos devidos, conforme determina a legislação nacional.
2. A Constituição Federal no seu artigo 9º diz que: “É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender”.
3. Em assembleia os docentes da UEL decidiram que no dia 7 paralisariam apenas as atividades de aulas.
4. O espaço de deliberação sobre a paralisação ou a greve é exclusivamente a assembleia geral dos docentes. É na assembleia que se manifesta a vontade coletiva dos professores.
5. O Sindiprol/Aduel informou por meio de ofício à Reitoria e ao governo do estado, com antecedência de 72 horas, que a categoria docente por ela representada faria a paralisação no dia 7 de março, cumprindo dessa forma a exigência legal que ampara o direito de greve.
6. Do ponto de vista do direito de greve e da representação sindical, não existe nenhuma diferença entre os docentes efetivos, docentes em estágio probatório e docentes temporários.
Convidamos todos os docentes a se filiarem ao Sindicato para fortalecer a representação e a participar das atividades organizadas pelo Sindiprol/Aduel.