A UEL pretende ampliar a oferta de cursos na modalidade Ensino à Distância (EaD). Leia no texto da Agência UEL:
Capes lança novo edital para cursos à distância
fonte: Agência UEL
Coordenadoria de Pessoal de Nível Superior (Capes) abriu nesta quinta-feira (14) um edital para novos cursos de graduação e pós-graduação na modalidade à distância. O edital é direcionado a Instituições de Ensino Superior integrantes do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). As propostas deverão ser apresentadas até o dia 29 de março. O edital completo está disponível no endereço www.uel.br/nead/portal/pages/arquivos/CHAMADA_NOVOS_CURSOS_2013.pdf.

Na graduação as áreas contempladas são Artes, Biologia, Ciências, Ciências Sociais ou Sociologia; Educação Física, Filosofia; Física; Geografia; História, Informática, Letras – Espanhol, Letras Inglês, Letras Português, Matemática, Pedagogia e Química.
Na pós-graduação, as áreas inclusas no edital são Alfabetização e letramento, Artes, Biologia, Educação, Educação Física, Ensino Interdisciplinar; Estudos Sociais, Física, Geografia, História, Informática, Libras, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Literatura, Metodologia, Métodos e Técnicas de Ensino e Música. Também estão contempladas as áreas de Química, Tecnologias da Informação e da Comunicação.
A UEL, como Universidade integrante ao sistema UAB, deverá participar do edital, ampliando a grade de cursos nessa modalidade. Segundo o diretor do Laboratório de Tecnologia Educacional (Labted/Nead), Pedro Paulo da Silva Ayrosa, a UAB representa um consórcio de Instituições Públicas de Ensino Superior para ofertas de cursos à distância, de qualidade reconhecida. “Estamos nos colocando à disposição dos colegiados e coordenadores de cursos e programas da UEL para esclarecer e orientar sobre as exigências deste edital”, afirma o diretor.
Ele comenta ainda que também poderá participar de reuniões das Câmaras, como forma de contribuir para uma melhor informação sobre as possibilidades de participação da Universidade no edital. Outra possibilidade, explica Airosa, é agendar reuniões diretamente com Colegiados de Cursos e professores interessados na promoção da ampliação da oferta de cursos à distância pela UEL.
Atualmente a UEL oferece curso especial de Pedagogia, em parceria com outras três Instituições, beneficiando quase 2,5 mil alunos. A partir do próximo mês, a Universidade dá início a três novas turmas de especialização em Gestão Pública, na modalidade à distância, sendo duas em parceria com a UAB e outra por iniciativa da UEL. O Brasil tem hoje 700 polos de desta modalidade, em 103 Instituições Públicas de Ensino, alcançando hoje aproximadamente 220 mil alunos.
