Em reunião com o Comitê, governo mantém vinculação entre TIDE e META 4

Os sindicatos que compõem o Comitê Estadual em Defesa do Ensino Superior Público do Paraná se reuniram na quarta-feira (04/10) com o Secretário da Casa Civil, Valdir Luiz Rossoni, com o Secretário de Ciência e Tecnologia, João Carlos Gomes, e com o líder do governo, Deputado Romanelli, para tratar do encaminhamento da minuta que regulamenta o TIDE docente, atualmente parada na Casa Civil. Durante a reunião, o governo afirmou que a tramitação da regulamentação do TIDE seria facilitada se fosse encaminhada conjuntamente com o ingresso das universidades no sistema de RH Meta4, e que o ingresso nesse sistema não atentaria contra a autonomia universitária. Ficou claro para todos os representantes dos sindicatos presentes na reunião, que a  intenção do governo, neste momento, não é solucionar a questão do TIDE nem regulamentar a chamada “autonomia financeira”, mas o ingresso das universidades no Meta4 com o objetivo de restringir e controlar totalmente a gestão de pessoal. Hoje, (06/10) foi publicado nos jornais do Estado uma decisão da justiça que exige que as cinco universidades que ainda não tem sua folha de pagamento gerenciada pelo governo, entreguem os dados que permitiriam ao governo ter todas as informações para inseri-las no referido Sistema de RH. Trata-se de mais uma investida para pressionar as IEES. O Sindiprol/Aduel já havia alertado a comunidade universitária sobre o perigo que significa o Grupo de Trabalho para discutir autonomia financeira sem o compromisso do governo com a questão da autonomia universitária. A proposta de criação do GT, feita pela APIESP, rompeu o movimento conjunto que se havia estabelecido antes com o Comitê Estadual, consubstanciado na reunião conjunta dos sete conselhos universitários. Essa iniciativa fragilizou a luta das comunidades das sete universidades contra as agressões do governo. É necessário, agora, retomar essa unidade para preservar a autonomia universitária.   Quem tem o aplicativo do Sindiprol/Aduel recebeu esta  informação primeiro   Veja como proceder para ter o aplicativo  https://sindiproladuel.org.br/cadastro-aplicativo-celular/