8 DE MARÇO: Dia Internacional da Mulher

 em Boletins

Dia 8 de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Importante lembrar que essa comemoração tem origem na 2ª Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, em 1910. E, após a Revolução Russa, a data passou a ser comemorada como o dia em que as mulheres cruzaram os braços nas fábricas e saíram em marcha combatendo a fome e a guerra.

Apesar das conquistas históricas na trajetória das lutas sociais em defesa das mulheres,  na reafirmação dos seus direitos civis, políticos, sociais e humanos, ainda é fato que as mulheres  ocupam uma posição desigual em relação aos homens, sofrendo os rebatimentos do desemprego e do subemprego, da dupla jornada de trabalho, do aprisionamento no trabalho doméstico, de  todas as formas de discriminação, de opressão, violência e exploração.

É preciso ter consciência de que a situação da mulher se manifesta como um problema de classe e de que a violência contra as mulheres não deve ser tratada isoladamente, pois é parte da violência geral sofrida pelas massas exploradas.

Assim, o dia 8 de março deve ser marcado como um dia de celebração da luta das mulheres, de protestos contra os governos e a burguesia, de defesa das reivindicações que unificam as massas femininas.  É fundamental a participação ativa das mulheres nas lutas das classes trabalhadoras, elevando sua consciência política sobre as reais causas de sua opressão.

Viva o Dia Internacional da Mulher!!!!

Avante na luta pela emancipação da mulher e pelo fim de toda opressão de classe!!!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar