Minutas de Avaliação: professores referendam posição do Sindicato
- Por sindiproladuel
- postado em 2 de maio 2013
- em Boletins

Na última terça-feira (30), professores se reuniram com o Sindiprol/Aduel para discutir a minuta que cria critérios de avaliação para ascensão interníveis e promoção interclasse dos docentes e a que regulamenta a avaliação especial de desempenho para o estágio probatório. Nessa ocasião, os docentes referendaram o posicionamento do Sindicato, contrário à tramitação de ambas propostas de regulamentação.
O debate resultou em consenso quanto à inadequação das regulamentações propostas pela reitoria, em razão da homogeneização que a aplicação de um mesmo instrumento de avaliação a cursos e áreas de naturezas diversas provocaria.
Foi criticado também o caráter produtivista – eminentemente quantitativo – e privatista dos instrumentos avaliativos, assim como a impropriedade de se aplicar o mesmo instrumento aos docentes em estágio probatório, já que estes não têm as mesmas condições de inserção institucional para “pontuar” os critérios propostos pelas minutas.
Destacou-se que qualquer avaliação dos docentes em estágio probatório não poderia ser diferente da aplicada aos mais antigos. Nesse sentido, o único critério aplicável é que a confirmação do vínculo com a Universidade, após o terceiro ano de contratação, deve ser automática caso o docente não tenha sofrido condenação de demissão em processo administrativo disciplinar.
Diante da iniciativa da reitoria, o Sindicato defende que as avaliações só podem ser definidas pelos departamentos, pois é nesse âmbito que se conhecem as necessidades do trabalho coletivo e os projetos político-pedagógicos, assim como as demandas decorrentes dos diferentes graus de amadurecimento acadêmico – existem cursos que têm pós-graduação consolidada, outros que estão iniciando e outros em que predominam a pesquisa ou a extensão, etc.
Caso a proposta de regulamentação não seja retirada, o Sindicato convocará outras reuniões e eventualmente uma assembleia.
