- Por sindiproladuel
- postado em 16 de abril 2014
- em Boletins

O texto estabelece as relações entre Estado e IEES, com impactos decisivos no exercício da Autonomia Universitária. Por isso é necessária a leitura minuciosa do documento por todo o corpo docente da UEL, seguida por uma discussão ampla. Clique aqui para ler a proposta de lei.
O Governo tem pressa na aprovação desse documento. Com a redação finalizada no dia 13 de março, o Executivo enviou a proposta de lei às reitorias e demandou que “sugestões para o aperfeiçoamento” do texto fossem encaminhadas até o dia 10 de abril. O prazo, muito menos que suficiente para se debater a matéria de maneira qualificada, indica que a consulta às reitorias e o acolhimento de “sugestões” é uma tentativa de aplicar um verniz democrático ao processo.
O Sindiprol/Aduel fará contato com outros sindicatos docentes com o objetivo de pressionar o Governo a conceder tempo hábil para a participação da comunidade universitária na proposta de lei do sistema estadual. O Sindicato também enviará o texto à sua assessoria jurídica, que formulará um parecer sobre a constitucionalidade da proposta, no sentido de estabelecer se ela fere o artigo 207 da Constituição Federal que garante a Autonomia às universidades.
