ALEP APROVA O CALOTE DO GOVERNO NO FUNDO PREVIDENCIÁRIO

Em sua relação totalmente submissa ao governo, a ALEP aprovou, no último dia 18, o PL 402/2018 que legaliza o calote do Executivo sobre a folha de servidores inativos e pensionistas: foram 34 votos favoráveis, 12 contrários e uma abstenção. Com esta aprovação, o déficit da ParanaPrevidência pode chegar a mais de R$ 400 milhões ao ano. Além disso, legalizou-se a anistia de uma dívida patronal acumulada pelo não pagamento dos valores devidos desde 2015. As consequências serão trágicas para os servidores, pois, segundo cálculos de economistas do FES – Fórum das Entidades Sindicais, a solvência do sistema pode ser de apenas 12 anos.

Como já alertamos, a legalização do calote atingirá os servidores ativos e inativos, uma vez que, em futuro não muito distante, o déficit deverá ser suprido pelo Tesouro e comprometerá a margem fiscal da LRF – Lei de Responsabilidade Fiscal, sempre utilizada como pretexto para o congelamento de salários.

Diante deste atentado aos cofres da ParanaPrevidência, o SindiprolAduel, junto com o Comando Sindical Docente e demais entidades dos servidores públicos do estado, organizará não só ações políticas, como também jurídicas, já para o início de 2019.