Skip to content

ASSEMBLEIA É ADIADA. PRÓXIMOS DIAS SERÃO DECISIVOS PARA O MOVIMENTO DE GREVE

Compartilhe:

Hoje, em reunião com os sindicatos representantes dos servidores públicos estaduais, o governo deveria anunciar sua proposta de reposição das perdas salariais do período em decorrência da inflação, calculada pelos órgãos oficiais em 8,17%. Na reunião devem estar os secretários de estado da Administração, da Fazenda e da Casa Civil. A reposição integral das perdas salariais do período, na nossa data base, 1º de maio, é a única proposta aceitável pelos servidores depois do confisco do fundo previdenciário perpetrado pelo governador com o apoio da maior parte dos deputados estaduais, ancorados em episódios de extrema violência.

greve-assembleiaA SETI e as universidades Na quarta-feira (13), por sua vez, uma série de reuniões entre sindicatos e associações que representam os docentes e demais servidores das universidades acontece na Secretaria de Ciência e Tecnologia (SETI). Tais reuniões são resultado da insistência das entidades em buscar um diálogo com o secretário João Carlos Gomes, que tem ignorado o compromisso que assinou, juntamente com o deputado Romanelli, de instalar mesa de negociação referente às questões específicas das universidades (custeio, nomeações, autonomia universitária, entre outras) no começo do mês de abril, como parte do acordo de suspensão da greve, em março. O SindiprolAduel fez diversas gestões no sentido de cobrar a instalação da mesa de negociações: solicitou audiência por ofício, teve agenda marcada para o ultimo dia 30, e desmarcada pelo próprio secretário dois dias antes. Voltou a solicitar reunião, que foi agendada para quarta-feira. Tal atitude por parte da SETI demonstra que o governo não tem compromisso com processos de negociação, como propagandeia por aí. E mais, faz parecer que a SETI ignora a situação de absoluta precariedade das universidades e o fato de todas as sete universidades públicas estaduais estarem em greve.

A continuidade do movimento O comando dos docentes se reúne nos próximos dias para avaliar a proposta do governo e discutir os encaminhamentos para as assembleias da categoria na UEL, UENP e UNESPAR-Apucarana, originalmente marcadas para a próxima quarta-feira e quinta-feira, datas que podem ser alteradas em função das reuniões dos próximos dias, mas que devem acontecer ainda nesta semana.

Compartilhe: