AVANÇA ORGANIZAÇÃO DOCENTE NO ESTADO

No último sábado (29.09), reuniu-se em Cascavel o Comando Sindical Docente, composto por representantes dos sindicatos de docentes das IEES do Paraná, com o objetivo de articular e organizar as lutas da categoria.

Os temas tratados foram a luta pela reposição salarial, autonomia das universidades, nomeação dos docentes concursados, abertura de novos concursos e defesa dos recursos da ParanáPrevidência ameaçados de expropriação pelo governo. Foi avaliada a intervenção em torno da defesa do TIDE como regime de trabalho e discutida a organização dos docentes no estado. Segue a Carta de Princípios que rege o funcionamento desse Comando.

Carta de princípios do
COMANDO SINDICAL DOCENTE

• O COMANDO SINDICAL DOCENTE se constitui para organizar a ação conjunta dos docentes das universidades estaduais do Paraná na defesa dos seus interesses específicos;
  • Dele participam os representantes dos sindicatos de docentes, formalmente constituídos, com direito a um voto de cada entidade;
  • O COMANDO SINDICAL DOCENTE se assenta no princípio da autonomia de cada sindicato e respeito à soberania das assembleias dos professores;
  • As deliberações do CSD são indicativas, devendo ser submetidas por cada sindicato às instâncias que forem adequadas a cada circunstância;
  • O COMANDO SINDICAL DOCENTE defende a necessidade de colaboração e articulação com os sindicatos de técnicos das universidades, com os estudantes e com todos os sindicatos do funcionalismo público do estado;
  • O COMANDO SINDICAL DOCENTE defende a realização do ENEP para rearticular o Comitê Estadual em defesa do Ensino Superior Público do Paraná.

Cascavel, 29 de setembro de 2018

ADUNICENTRO, ADUNIOESTE, SESDUEM e SINDIPROL|ADUEL