Conselho de Representantes de Base se reúne nesta sexta-feira (31)

Na sexta-feira (31), a partir das 14h30, haverá reunião do Conselho de Representantes de Base do Sindiprol/Aduel. Estão convidados todos os membros do Conselho e filiados ao sindicato para a reunião com a Diretoria, que acontecerá no Centro de Vivência do Campus (próximo ao Sebec). A pauta da reunião é: informes; reorganização do Conselho e outros assuntos.

Apesar dele ser aberto a todos(as) os(as) mencionados(as) acima, apenas os(as) representantes eleitos(as) poderão votar em possíveis deliberações. O Conselho de Representantes de Base é uma entidade representativa que surgiu na greve de 2015 e foi oficialmente estabelecido durante o último Congresso do Sindiprol/Aduel, no final de 2017.

O que é o Conselho?

O Conselho é uma instância deliberativa formada por professores(as) que não fazem parte da Diretoria do Sindicato e que foram escolhidos(as) nos centros de estudos das universidades (UEL, Unespar/Apucarana e UENP) para representarem a base da categoria. Como a UEL (Universidade Estadual de Londrina) tem 9 centros de estudo, a ideia é que haja um(a) representante por centro, assim como um(a) suplente para cada vaga. Igualmente, docentes da UENP e Unespar/Apucarana elegem os(as) representantes em seus respectivos centros de estudos.

Diferentemente da Diretoria, que tem mandato fixo, os conselheiros são eleitos ou substituídos conforme a necessidade da base ou deles próprios.

Como o Conselho funciona?

A Diretoria, conforme necessidade ou sugestão do próprio Conselho, reúne os membros eleitos como Representantes de Base para discutir encaminhamentos e pautas. No caso de uma assembleia, por exemplo, o Conselho pode ser convocado para definir as pautas e a convocação da mesma. O Conselho, além de apoio à direção sindical, funciona como uma forma de levar informações à própria base do Sindicato ou da base à Diretoria.

A competência do Conselho, segundo o regimento interno do Sindiprol/Aduel, diz que:

Art. 40º – Compete ao Conselho de Representantes de Base:

a) Encaminhar as deliberações;

b) Organizar a categoria nos centros e campi que representa;

c) Encaminhar as reivindicações dos centros e campi que representa;

d) Reunir-se no mínimo uma vez ao mês com a Diretoria da Seção Sindical;

e) Deliberar sobre sua pauta.