Data-base e Greve Geral

O Fórum das Entidades Sindicais (FES) do Paraná está começando a preparação de uma Greve em todo o Estado pela data-base. Como o governador Ratinho Júnior (PSD) ainda não anunciou o pagamento da reposição inflacionária dos últimos 12 meses (e muito menos dos outros anos de defasagem), prevista para o 1º de maio, o FES tomou algumas decisões para o pressionar.

Em um primeiro momento, o foco do Fórum e dos demais sindicados, incluindo o Sindiprol/Aduel, é na Greve Geral do dia 14 de junho contra a Reforma da Previdência. Em Londrina, o ato está marcado para começar às 9h em frente ao Terminal Central, na Avenida Leste-Oeste.

Já em Curitiba, a concentração terá início às 10h, em frente ao Palácio Iguaçu, sede do governo estadual. Por isso, o FES quer uma reunião com o governador nesta data. Caso não haja uma solução, os rumos indicam uma Greve Estadual a partir de 25 de junho.

Desde 2015 sem reposição salarial, os funcionários do executivo público acumulam perdas na casa dos 17%, o que, de acordo com o economista Cid Cordeiro, equivale a dois meses de salário a menos por ano.

Calendário do FES

14/06: Greve Geral.

15/06: início da realização de plenárias regionais unificadas.

21/06: dia de combate à corrupção jurídica.

22/06: data final para as categorias realizarem suas assembleias para deflagração de Greve.

25/06: início da Greve estadual unificada.