“Essencial é a vida”: confira a nota do Sindiprol/Aduel

 em Boletins

O ensino público e gratuito paranaense, sempre atacado pelos governos de plantão, está sucateado: salas de aula super lotadas; falta de concursos públicos; professoras e professores com sobrecarga de trabalho, esgotados física e psicologicamente; salários achatados em mais de 20%; plano de carreira congelado; além de outras atrocidades contra o funcionalismo público do estado. Este quadro só pirou durante a pandemia, que, aliás, está em seu pior momento. 

Se a educação fosse realmente importante para o governo Ratinho Jr., ele teria revertido o quadro acima retratado: construiria mais escolas e reformaria as atuais; recomporia os orçamentos das universidades; autorizaria concursos públicos dentro do que prevê a lei; valorizaria os professores e funcionários; revogaria seu próprio decreto de congelamento das carreiras; reconstituiria a defasagem salarial de acordo com a correção anual dos salários; etc. 

Como esse governo nunca teve compromisso com os serviços públicos, menos ainda com a educação, o PL 04/2021 visa atender, por um lado, aos interesses das escolas e universidades privadas e, por outro, fazer demagogia com a vida alheia dos professores, funcionários e estudantes das escolas e universidades públicas do estado, que serão obrigados a voltar a frequentar presencialmente ambientes sem qualquer segurança sanitária, dadas as condições já destacadas anteriormente. 

Essencial, governador, é a vida de qualquer brasileiro, independentemente da profissão que exerça. Essencial, nesse momento, é preservar vidas e não ser vetor de transmissão do coronavírus. Essencial, governador, é respeitar os profissionais da educação, reconhecendo as suas demandas legítimas, recompondo os seus salários defasados e abrindo concursos públicos. 

Na prática, este PL é mais um ataque do governo Ratinho Jr. à organização/mobilização sindical dos profissionais da educação. 

A educação é importante, mas essencial é a vida!  

Aulas presenciais só com vacina! 

Não ao PL 04/2021! 

 Londrina, 17 de fevereiro de 2021

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar