PLC 04/2019 e Lei Geral das Universidades são tema de debate na UEL nesta terça-feira (16)

Nesta terça-feira (16), o PLC 04/2019, que congela por 20 anos o orçamento do Paraná de forma parecida com o que foi feito pelo governo Temer (MDB) com o Teto de Gastos, e a Lei Geral das Universidades (LGU), que ataca a autonomia universitária, precariza as condições de trabalho de docentes e técnicos, inviabiliza as universidades como instituições de pesquisa e, como se fosse pouco, não garante recursos para a permanência estudantil, são tema de seminário na Universidade Estadual de Londrina (UEL). O evento é aberto ao público no geral e é organizado pelas três categorias grevistas: docentes, técnicos e estudantes.

A terça-feira (16) começa com credenciamento e coffee break às 8h30, no Anfiteatro-Maior do CLCH da UEL. Às 9h, será feita a abertura e a apresentação do seminário e, na sequência, serão compostos os Grupos de Trabalho (GTs). Eles são quatro: PLC 04/2019; Autonomia Universitária; Financiamento e tendências privatistas nas IEES do Paraná e Precarização do trabalho docente nas IEES do Paraná.

Entre 9h30 e 12h está programado o estudo dos temas dos GTs e a elaboração de sínteses, que serão apresentadas em uma plenária, marcada das 14h às 16h, após o almoço. Uma Comissão para a elaboração do documento final será tirada na mesma plenária. Depois, a partir das 16h15, haverá um painel sobre a PLC 04/2019 e a LGU. O encerramento está marcado para 17h30.

O texto completo do PLC está disponível neste link: pl-04_2019_ntegra.

O texto completo da LGU está disponível neste link: proposta-de-lei-geral.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link: https://bit.ly/2xLNZpq.