Paralisação na próxima semana pela retirada do PL da Previdência

assembleia-concha Em assembleia unificada realizada na manhã de ontem (24), na Concha Acústica do Centro, docentes, funcionários técnico-administrativos e estudantes da UEL decidiram por unanimidade paralisar as atividades na próxima semana, de segunda a quinta-feira, quando o Projeto de Lei (PL) do governo do Estado sobre a Paranaprevidência entra na pauta da Assembleia Legislativa (ALEP) para ser votado em regime de urgência. Depois da assembleia os mais de 800 participantes fizeram passeata pelas ruas do Centro de Londrina, fazendo uma concentração em frente ao Teatro Ouro Verde, que está com as obras paradas e serve como símbolo da situação crítica por que passam as universidades estaduais em função da falta de repasses de recursos por parte do governo do Estado. Os docentes já haviam aprovado em assembleia específica, realizada em 01 de abril, que uma paralisação deveria ser convocada caso o PL fosse encaminhado para votação na ALEP. Já os funcionários técnico-administrativos devem ratificar a decisão em assembleias que serão realizadas na segunda-feira. Docentes da UENP e da UNESPAR-Campus Apucarana, que também fazem parte da base do Sindiprol/Aduel, também estavam presentes mas fazem assembleias específicas que acontecem hoje à noite em Apucarana e na próxima terça-feira (28) em Bandeirantes. A intenção da paralisação é permitir que a organização de caravanas à Curitiba para pressionar os deputados a retirarem de pauta o PL que pretende repassar para o Fundo Previdenciário, formado por recursos dos servidores,  gastos da ordem de 140 milhões de reais por mês com aposentadorias e pensões, desonerando o caixa do Estado e comprometendo o sistema previdenciário. O PL já foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e na Comissão de Orçamento da ALEP e a previsão é que passe pelas três votações em plenário ao longo da próxima semana, demonstrando que a base aliada do governo tem pressa na aprovação do Projeto que, entre outras coisas, não prevê reparações ao Fundo Previdenciário pela retirada desses valores mensais e regulamenta o fim da aposentadoria integral aos novos servidores. A mobilização é geral Decretaram greve geral por tempo indeterminado as categorias da UEPG, UNIOESTE, UNICENTRO, alguns campi da UNESPAR e, nesta noite, também a UEM. Amanhã, sábado (25), os professores da rede estadual, organizados na APP-Sindicato, fazem assembleia em Londrina para definir as formas de mobilização da categoria. O SindiprolAduel está disponibilizando ônibus para os membros da comunidade universitária que vão para Curitiba já a partir de segunda-feira, e ao longo de toda a semana. Na terça-feira (28) haverá concentração na Câmara Municipal de Londrina para contatos com vereadores dos partidos que possuem deputados estaduais na tentativa de convencimento sobre a necessidade da rejeição do projeto de lei.  Atenção A paralisação afeta as atividades acadêmicas, sem prejuízo das atividades consideradas essenciais. Os docentes podem encaminhar diretamente ao SindiprolAduel solicitações à Comissão de Ética em caso de dúvidas sobre a realização de atividades programadas.  O SindiprolAduel informa que, juntamente com o Comissão de Mobilização, está acompanhando intensamente todos os movimentos que acontecem na ALEP e chamará assembleia de docentes a qualquer momento, durante a próxima semana, para avaliar o andamento da situação.