Skip to content

Preparar o movimento para alcançar a equiparação!

Compartilhe:

O Comando de Greve e a diretoria do Sindiprol/Aduel se reuniram no sábado dia 18 para avaliar a paralisação do dia 16 de agosto em todo o Estado, as informações da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), a greve da UEPG iniciada no dia 17, e as greves que se iniciarão nesta semana em todas as outras universidades.

Verificou-se que a paralisação no campus da UEL e na FECEA foi praticamente de 100%. Na UENP, só não parou a faculdade de direito de Jacarezinho. Além disso, a paralisação foi espontânea, ou seja, pela adesão voluntária dos docentes e ausência dos estudantes. As informações das outras universidades indicam alto grau de adesão ao movimento, a ponto de os professores confirmarem os indicativos de greve e já se disporem a iniciar a greve na próxima semana.

O balanço do movimento e as respostas do governo – noticia insistente do condicionamento pela Lei de Responsabilidade Fiscal plantadas na imprensa – indicam que na UEL, FECEA e UENP também devemos aumentar a pressão sobre o executivo, ou seja, devemos avançar na organização interna e estar preparados para iniciar a greve no dia 3 de setembro, caso o governo e a ALEP não concluam rapidamente a aprovação da equiparação.

É importante lembrar que as assembleias anteriores já definiram que a exigência unificada com os docentes de todas as outras universidades não se limita à aprovação da lei, mas a sua publicação no Diário Oficial, pois, mesmo aprovada, o governo ainda pode recorrer a manobras protelatórias. Ao mesmo tempo, embora o prazo para pagar a primeira parcela seja outubro, qualquer possibilidade de pressionar os deputados e o governo do Estado se encerra no meio de setembro, pois o calendário das eleições municipais deve esvaziar a ALEP depois disso.

Nesta segunda feira, diretores do Sindiprol/Aduel irão à ALEP acompanhar a leitura do projeto do governo e apurar junto aos deputados a real disposição de tramitação em regime de urgência.

Na terça-feira, às 18h, será realizada nova reunião da diretoria do Sindicato com o Comando de Greve para avaliar o quadro e preparar as ações práticas necessárias. Convocamos todos os docentes a fechar fileiras em torno ao comando e fazer o esforço de enviar pelo menos um representante de cada departamento para integrar o grupo.

Compartilhe: