Relatório do Seminário Estadual sobre a LGU é entregue ao reitor da UEL

Nesta quarta-feira (21), representantes da diretoria do Sindiprol/Aduel se reuniram por cerca de duas horas com o reitor da UEL (Universidade Estadual de Londrina), Sérgio Carvalho, para tratar sobre a Lei Geral das Universidades (LGU) e entregar uma cópia do relatório final do Seminário Estadual sobre a LGU, que foi realizado no último dia 2 na UEL.

Protocolo da entrega do relatório ao reitor

Após a entrega do relatório, a administração da universidade informou que foi criado um repositório com todos os documentos referentes à LGU no site da instituição . Além das duas versões da minuta já enviadas aos reitores e outras notícias, o repositório conta com uma versão em PDF do relatório final. Nos próximos dias serão chamadas tanto a Assembleia Geral Docente da UEL quanto uma reunião do Conselho Universitário para debater a minuta e os impactos causados por sua possível aprovação.

Nas considerações finais do relatório sobre a LGU entregue ao reitor, os membros da comunidade acadêmica do Paraná presentes no Seminário Estadual apontaram que:

“Apesar da redução de recursos perpetrada desde há muito, as universidades paranaenses ainda têm garantido ensino de qualidade, pesquisas de relevância nacional e internacional e extensão que dialoga e responde às demandas das comunidades locais e regionais; tais fatos, contraditoriamente, contam com o contundente reconhecimento feito por este governo na própria justificativa da minuta de LGU apresentada.

Contudo, o agravamento deste cenário de cortes e reduções têm imposto limites e colocado em risco não só a excelência como o próprio cumprimento da função social das universidades paranaenses. A solução deste estado de coisas não pode ser resolvida a partir da proposta contida na minuta da LGU que, além de não resolver, agrava ainda mais a precarização intensa na qual estão imersas as IEES [Instituições Estaduais de Ensino Superior], colocando em risco sua própria existência.”

Por isso, a deliberação foi pelo total rechaço da proposta e cobrança pelo cumprimento da legislação já existente.