Secretária Geral do Andes destaca similaridades entre o “Future-se” e a LGU

Nesta quinta-feira (8), Eblin Farage, Secretária Geral do Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), esteve no Centro de Vivência do Sindiprol/Aduel para falar sobre a conjuntura internacional e nacional e os ataques que a educação sofre no país e no estado. A palestra durou cerca de uma hora e meia e pode ser acompanhada presencialmente ou pela página do sindicato no Facebook.

O Centro de Vivência fica no campus da UEL próximo ao Sebec

A Secretária destacou, por exemplo, as similaridades entre o programa “Future-se”, do governo federal, e a Lei Geral das Universidades, da administração paranaense, e como eles atacam a autonomia universitária impondo, por exemplo, a necessidade de que as universidades busquem recursos na iniciativa privada, terceirizem áreas da administração e serviços ofertados aos cidadãos, assim como a possibilidade de cobrança por eles. Farage destacou ainda que, assim como deliberado pelas comunidades acadêmicas do Paraná, a decisão do Andes é pela rejeição completa do “Future-se” por entender que não há pontos positivos no projeto.

A palestra completa pode ser vista no Facebook do Sindiprol/Aduel.