Segundo Seminário Estadual divulga relatório final e reitera rechaço da minuta de Lei Geral das Universidades

Foto: Sinduepg

Na última sexta-feira (6), em Ponta Grossa, foi realizada a segunda edição do Seminário Estadual sobre a LGU. Estiveram presentes representantes do Comando Sindical Docente, do Sinteemar, Sintespo e Sinteoeste e do DCE da UEPG. O primeiro Seminário Estadual havia sido realizado em Londrina, na UEL, no dia 2 de agosto.

No Seminário foi iniciada uma discussão sobre a Seti, suas obrigações e sobre as universidades não precisarem de um órgão que seja superior a elas, visto que em São Paulo, por exemplo, esse órgão não existe. Além disso, a posição dos presentes é de repúdio ao superintendente da Seti, Aldo Bona, que considerou os seminários e discussões anteriores como parte da construção da nova versão da minuta mesmo que os sindicatos, desde o início, tenham rejeitado a LGU.

Sobre as discussões envolvendo a Lei Geral das Universidades nas comunidades universitárias do Paraná, o relatório destaca que:

O resultado mais importante da mobilização dos sindicatos e DCEs que se verificou no Segundo Seminário foi que todas as comunidades universitárias das sete universidades rejeitaram a LGU, nos seus seminários, assembleias e publicações. Esta rejeição se estendeu às instâncias burocrático-administrativas que até o presente momento – com exceção de uma universidade – deliberaram pela rejeição institucional.

O relatório final do segundo Seminário Estadual sobre a LGU pode ser baixado em PDF no: relatorio-segundo-seminario.

Lembrando que o relatório do primeiro Seminário Estadual sobre a LGU pode ser baixado em PDF no: relatorio-final-para-divulgacao.