Seminário sobre o PLC 04/2019 e a Lei Geral das Universidades movimenta o CLCH na terça-feira (16)

Nesta terça-feira (16), das 9h às 17h, o CLCH da UEL foi palco do Seminário sobre o Projeto de Lei Complementar 04/2019 e a Lei Geral das Universidades. O evento foi organizado pelo Comando de Mobilização Unificado, que reúne as três categorias grevistas da universidades (docentes, técnicos e estudantes).

O PLC 04/2019 propõe congelar o orçamento do estado do Paraná por 20 anos, de forma similar ao que foi feito com o Teto de Gastos aprovado na gestão Michel Temer, do MDB, em 2016. A LGU se propõe a reorganizar as universidades estaduais do Paraná como se elas tivessem estruturas iguais e fossem iguais. Na prática, ela ataca a autonomia universitária, precariza as condições de trabalho de docentes e técnicos, inviabiliza as universidades como instituições de pesquisa e ainda não garante recursos para a permanência estudantil.

O seminário foi organizado com quatro Grupos de Trabalho pela manhã. Após a abertura do evento, às 9h, os GTs se reuniram e debateram aspectos dessas leis. Os temas de cada um foram: o PLC 04/2019; a Autonomia Universitária; o Financiamento e tendências privatistas nas IEES do Paraná e a Precarização do trabalho docente nas IEES do Paraná. IEES são as Instituições Estaduais de Ensino Superior.

Depois das discussões feitas separadamente, uma plenária foi realizada no Anfiteatro-Maior do CLCH. Nela, representantes dos quatro grupos de trabalho apresentaram pontos discutidos dentro de cada GT. Na sequência, foi aberto espaço de fala e debate para os presentes.

A mesa da plenária foi composta por Ronaldo Gaspar, presidente do Sindiprol/Aduel, e Fernanda Amorim dos Santos, estudante de pedagogia e representante do movimento estudantil. Nela, foi constituída uma comissão para redigir um documento final que vai ser apresentado às categorias e à comunidade com as discussões levantadas no seminário.

A plenária completa está no Facebook do Sindiprol/Aduel, assim como fotos dos GTs.