Venha discutir “Que Autonomia Queremos” no II Congresso do Sindiprol/Aduel
- Por sindiproladuel
- postado em 8 de novembro 2013
- em Boletins
Começa às 9h30 deste sábado na sede do Sindicato – Praça La Salle, 83 – O II Congresso do Sindiprol/Aduel, cujo tema deste ano é “Que Autonomia Queremos”. Depois do credenciamento de delegados e ouvintes, o professor da UFRJ e ex-presidente do Andes-SN, Roberto Leher, irá fazer uma palestra com o tema “Autonomia Universitária no Brasil: contextualização e análise”. À tarde começam as deliberações e às 17h se dará o encerramento do evento.
Autonomia em jogo no Paraná
O Congresso do Sindiprol/Aduel será realizado num momento em que as IEES do Paraná enfrentam duras ameaças à sua Autonomia. Embora esta autonomia via-de-regra sofresse restrições e fosse limitada pelo Executivo, é inegável que sob o governo Beto Richa (PSDB) o autogoverno sofreu um grande retrocesso.
Hoje combinam-se os impactos da orientação privatizantes do Estado brasileiro na educação (PROUNI, SINAES, EaD, etc.) com o afrouxamento do brio autonomista na comunidade universitária, o que se manifesta sob a forma de adaptação passiva às modalidades privatistas impostas a gestão e funcionamento acadêmicos. É nesse contexto que a ofensiva do governo Beto Richa ganha aliados internos.
Por isso escolhemos como tema do nosso II Congresso QUE AUTONOMIA QUEREMOS? Pois ficou evidente durante este ano de enfrentamentos a necessidade de qualificar a compreensão coletiva acerca deste assunto, para dar um sólido fundamento às lutas que teremos de enfrentar para defender a universidade.
A importância do Congresso O Congresso é o órgão máximo de organização sindical dos professores da UEL, UENP e FECEA e deve se reunir a cada dois anos. Sua finalidade é analisar a situação específica da categoria, as condições de funcionamento e desenvolvimento da sociedade brasileira, conjuntura política, econômica e social e deliberar sobre os objetivos estratégicos da categoria dentro do contexto nacional e internacional, bem como definir as diretrizes de ação social e os programas de trabalho. Os delegados que representarão a comunidade docente são eleitos por seus pares por meio das reuniões de departamento ou órgão equivalente. Conforme previsão estatutária, a representação dos aposentados foi feita separadamente em uma assembleia extraordinária, que neste ano elegeu um representante da categoria. Além dos delegados, que têm poder de deliberação, o eventos é aberto a convidados que queiram participar como ouvintes. Ao final do evento, os docentes elaborarão uma lista de resoluções tirada a partir das discussões desenvolvidas no evento. Essas resoluções servirão, no futuro próximo, como guia para as ações da diretoria do Sindiprol/Aduel em busca da concretização de um projeto de Autonomia que contemple a universidade pública, gratuita e de qualidade.Programação
O II Congresso do Sindiprol/Aduel começa às 9h30 da manhã deste sábado (9) na sede do Sindiprol/Aduel e terá a seguinte programação: 9h30: Credenciamento de delegados e ouvintes 10h30: Palestra de Roberto Leher, professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ex-presidente do ANDES-SN, com o tema “”Autonomia Universitária no Brasil: contextualização e análise” 13h: Almoço 14h: Debate e Deliberações 17h: Encerramento
