Docentes deliberam pelo início imediato da Greve na UEL

A Assembleia Geral Docente da UEL, realizada na tarde desta terça-feira (2), no Anfiteatro Cyro Grossi (“Pinicão” do CCB), deliberou pela deflagração imediata da Greve da categoria. Pouco antes, servidores técnico-administrativos já haviam deliberado pela aprovação da Greve a partir de segunda-feira (8).

A pauta da luta grevista é o cumprimento, por parte do governo, da revisão anual dos salários (data-base), não reajustados nos últimos 3,5 anos, que somados contabilizam 17,04% de arrocho salarial; o arquivamento da minuta de Lei Geral das Universidades (LGU), que ataca a autonomia universitária, precariza as condições de trabalho de docentes e técnicos, inviabiliza as universidades como instituições de pesquisa e, como se fosse pouco, não garante recursos para a permanência estudantil; a retirada do Projeto de Lei 04/2019, que congela por 20 anos o orçamento do estado do Paraná de forma parecida com o Teto de Gastos aprovado no governo Temer (MDB).

Além da deflagração da greve, a partir do momento da votação na Assembleia, na sequência, foi feita a formação do Comando de Greve e deliberadas outras questões.

Deliberações

Foi formado um Comando de Greve composto com representantes de base presentes na assembleia e membros da diretoria do SindiprolAduel. A primeira reunião dele será às 9h de amanhã (quarta, 3), no Centro de Vivência do Sindiprol/Aduel no Campus da UEL (próximo ao Sebec).

Foi aprovado ainda o pedido de suspensão do calendário acadêmico (que será enviado ao Reitor, responsável por convocar o Cepe – Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – para votar questões referentes ao ano letivo) e uma nova Assembleia para a próxima segunda-feira (8), às 14h, com local ainda a definir, assim como a possibilidade dela ser antecipada, caso aconteça algum fato novo. Com relação a uma possível deliberação pelo fim da Greve, a Assembleia deverá ser convocada com essa pauta específica (continuidade ou final da Greve) e também com antecedência.

Além disso, foi aprovada uma atividade na tarde desta quarta-feira (3), às 14h, também com local a definir, de debate da Lei Geral das Universidades e do PL 04/2019, mencionados acima. Caso o Comando de Greve avalie necessário, esta atividade poderá ser transferida para a quinta-feira (04), no mesmo horário. O Comando também proporá, paralelamente, atividades e ações de mobilização para a categoria toda.

Uma atividade já ficou encaminhada na Assembleia: uma ação conjunta no próximo sábado (6), no Calçadão de Londrina, além da articulação com o Coletivo de Sindicatos dos Servidores. Os detalhes serão informados em breve.

O post completo pode ser baixado no link: docentes-deliberam-pelo-incio-imediato-da-greve-na-uel.

Boletim de Greve da UENP

Assembleia que deflagrou a Greve de estudantes e docentes na UENP

Com deflagração aprovada na última quarta-feira (26) e início na quinta-feira (27), a Universidade Estadual do Norte do Paraná está em Greve. A UENP é composta por três campi e abrange as cidades de Jacarezinho, Bandeirantes e Cornélio Procópio. A Assembleia Geral Unificada, que deliberou pela deflagração da Greve de estudantes e docentes, foi realizada no Auditório do CCSA (Direito – Jacarezinho), às 19h de quarta-feira (26).

 

Estudantes de Bandeirantes bloqueiam entrada do Campus da cidade

Após a deflagração, foi criada uma identidade para o movimento paredista na UENP e foram definidos o Comando de Greve e a Comissão de Ética. A pauta da luta grevista é a data-base e a reposição salarial dos últimos 3,5 anos, que somadas contabilizam 17,04% de arrocho salarial, e a retirada da minuta de Lei Geral das Universidades (LGU), que precariza as condições de trabalho de docentes e técnicos, inviabiliza as universidades como instituições de pesquisa e, como se fosse pouco, não garante recursos para a permanência estudantil.

 

COMANDO DE GREVE UENP EDUCA NA LUTA

Professores Antonio Carlos, Antonio Donizete e Carreri, de Jacarezinho.

Professores Bruno, Mauro e Zanata, de Bandeirantes.

Professoras Carla e Coaracy, de Cornélio Procópio.

Discente Thiago Damaceno, de Jacarezinho.

Discente Ana Beatriz Oliveira Motta, de Bandeirantes.

Discente Camila de Souza Pereira, de Cornélio Procópio.

 

COMISSÃO DE ÉTICA UENP EDUCA NA LUTA

Professores Flávio, Guilherme e Taíse, de Jacarezinho.

Professores Carla Gomes e Christian James, de Bandeirantes.

Professora Maria Cristina, de Cornélio Procópio.

Discente Maria Beatriz de Almeida Mello, de Jacarezinho.

Reunião com a Reitora

Nesta terça-feira (2), a partir das 15h, haverá uma reunião do Comando de Greve com a Reitora da UENP para começar negociações sobre questões referentes à própria instituição, como o calendário universitário. Na mesma reunião será entregue um parecer à Reitora para esclarecer pontos referentes aos docentes temporários (contratados por regime CRES) e a participação deles na Greve.

Nova Assembleia 

Além disso, uma nova Assembleia para deliberar sobre os rumos do movimento foi convocada para a próxima quarta-feira (3), na quadra de Educação Física do CCS (Jacarezinho).

 

O boletim completo pode ser baixado no link: boletim-de-greve-da-uenp.