3º Boletim de Greve da UEL

O Comando de Greve da UEL se reuniu, na manhã desta segunda-feira (15), no Centro de Vivência do Sindiprol/Aduel (campus próximo ao Sebec) e avaliou a nova proposta de reposição salarial do governo do estado. A proposta prevê o pagamento de 5,08% de forma parcelada. A primeira parcela, de 2%, seria paga em janeiro de 2020. As outras duas, de 1,5%, ficariam para os meses de janeiro de 2021 e de 2022, mas que somente serão pagas se houver disponibilidade financeira do estado. Uma das diferenças para a proposta anterior é que, na primeira, haveria pagamento de 0,5% em outubro deste ano e 1,5% em janeiro do ano que vem.

A defasagem que as categorias do executivo têm é de 17,04%, referentes aos últimos 3 anos e meio de não reposição salarial, considerando que são 4,94% referentes apenas aos últimos 12 meses. Considerando essas questões, a proposta do governo não contempla a reivindicação da categoria. Além da reposição salarial, a pauta da greve reivindica novos concursos, nomeação dos já concursados e a retirada da Lei Geral das Universidades. Quanto ao PLC 04/2019, a proposta do governo indica a sua retirada.

É preciso, entretanto, marcar uma nova Assembleia dos Docentes da UEL para avaliar a proposta de reposição salarial e a continuidade da greve. Levando em consideração que:

1. Nesta segunda-feira (15), haverá uma reunião do Comando Estadual de Greve do FES (Fórum das Entidades Sindicais), às 14h, e outra, às 16h, do Comando Sindical Docente, ambas em Curitiba-PR;
  2. Nesta terça-feira (16), será realizado, ao longo de todo o dia, um seminário sobre o PLC 04/2019 e a LGU, no Anfiteatro-Maior do CLCH da UEL;
  3. Nesta quarta-feira (17), serão feitas reuniões nos Centros de Estudo da UEL para debater a pauta da greve;
  4. E que nesta quinta-feira (18), pela manhã, haverá reunião do Comando Sindical Docente com o superintendente da Seti, Aldo Bona.

A Assembleia Geral Docente da UEL, para deliberar sobre a continuidade ou não da greve, será realiza na quinta-feira (18), às 14h, no Anfiteatro Cyro Grossi “Pinicão” do CCB da UEL. A pauta é: 1) Informes; 2) Proposta do governo; 3) Encaminhamentos da greve e 4) Outros assuntos.