41º CONGRESSO DO ANDES-SINDICATO NACIONAL – SAIBA COMO FOI

Foto: Nattércia Damasceno
Entre os dias 6 e 10 de fevereiro, 435 delegadas e delegados de 82 seções sindicais se reuniram, em Rio Branco-AC, para o 41º Congresso do Andes-Sindicato Nacional. Instância máxima de deliberação da categoria docente organizada no sindicato, essa edição teve como tema central “Em defesa da educação pública e pela garantia de todos os direitos da classe trabalhadora”. Sob organização da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Acre (Adufac – Seção Sindical), essa foi a primeira vez que a capital acriana sediou o congresso do Sindicato Nacional.
Dentre as deliberações do 41º Congresso, as quais estarão publicadas posteriormente na Carta de Rio Branco (acesse ela aqui; todas as moções aprovadas estão disponíveis aqui), por 262 votos favoráveis, 127 contrários e 7 abstenções, foi aprovada a desfiliação do Andes-SN da CSP-Conlutas. Também foi aprovado o Plano de Lutas do Setor das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino (Iees/Imes), com a realização, entre os dias 22 e 27 de maio, da Semana de Lutas do Setor e, no segundo semestre de 2023, do XIX Encontro dele. Ambos os eventos terão os temas e locais definidos posteriormente.
Confira como foi o 18º Encontro do Setor das Iees/Imes, realizado na UEL, em agosto do ano passado

Eleitos em assembleia realizada no dia 14 de dezembro do ano passado, César Bessa, Lorena Portes e Fernanda de Freitas Mendonça foram os delegados do Sindiprol/Aduel no evento
Além dessas deliberações, no 41º Congresso foi aberto o processo eleitoral para a escolha da diretoria que estará à frente da entidade no próximo biênio (2023-2025). Quatro chapas apresentaram inscrição, as quais serão homologadas em até 30 dias, após a entrega de toda a documentação e registro da nominata completa. Confira as chapas e os nomes dos candidatos a presidente, secretário-geral e 1º tesoureiro.
No evento, também foi aprovada a cidade de Fortaleza-CE como sede do 42º Congresso do Andes-SN, em 2024. A proposta foi apresentada pela diretoria do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato) e aprovada pelas e pelos congressistas.
Mais informações e a cobertura completa do evento estão no site do Andes-SN.