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Nesta terça: professores discutirão proposta de avaliação docente

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Antes de terminar de digerir a proposta que endurecia a regulamentação do TIDE para facilitar demissões, os professores da UEL foram surpreendidos com outra iniciativa da reitoria que atenta contra as condições do trabalho docente: a nova proposta de avaliação docente. O ofício 148/13 do gabinete da reitoria veio acompanhado de duas minutas. Clique aqui para ler o documento.

A primeira cria “critérios de avaliação para ascensão interníveis e promoção interclasse dos docentes”; a outra regulamenta a “avaliação especial de desempenho para o estágio probatório da carreira docente”. Por isso o Sindiprol/Aduel convida professores em estágio probatório para discussão da proposta, na próxima terça-feira, às 14h30, na sala 109 no CCH.

Anexa às minutas, acompanham os instrumentos de avaliação para implementação desses procedimentos. Da mesma forma que a minuta do TIDE, estas tampouco são fundamentadas nem explicadas. O ofício apenas menciona que o Conselho de Administração constituiu um grupo de estudos que, em 21 de fevereiro de 2013, aprovou um relatório final e CONCEDEU um prazo de 60 dias – a partir de 6 de março, data do o­fício – para todas as instâncias da Universidade encaminharem SUGESTÕES. Não sabemos em que tipo de estudos, pesquisa ou reflexão se baseia a proposta e nem a razão pela qual o Conselho de Administração e a reitoria simplesmente não sancionaram essa regulamentação, optando por CONCEDER 60 dias para os docentes “encaminharem sugestões”.

Dado que estas regulamentações interferem profundamente na atividade docente e nas relações trabalhistas, todos têm o direito de se perguntar: Qual a necessidade de se di­ficultar a progressão na carreira e instituir um processo administrativo-disciplinar para avaliar o docente em estágio probatório?

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