- Por sindiproladuel
- postado em 21 de fevereiro 2014
- em Boletins
O principal ponto de pauta da assembleia docente realizada na manhã nesta quinta-feira (20) foi o aumento do incentivo por titulação, proposta gestada em 2011 pelo Grupo de Trabalho composto por sindicatos que representam docentes universitários, reitorias e a SETI. A proposta engloba a mudança do índice dos atuais 20% para 45% para especialistas, de 45% para 70% para mestres e de 75% para 100% para doutores.
A categoria destacou a necessidade de obter do Governo Beto Richa (PSDB) um compromisso com a concretização do aumento, já que foi o seu Governo, na pessoa do ex-secretário da SETI, Alípio Leal, que reconheceu que o aumento é legítimo e exequível. Os professores também levantaram a necessidade de organizar a luta com urgência, já que a partir do dia 5 de abril o Governo ficará impossibilitado por lei de aplicar esse tipo de reajuste, em razão da proximidade com as eleições.
Para isso foi decidido que a diretoria do Sindiprol/Aduel deve se articular com as seções sindicais do ANDES no Paraná (ADs) para a construção de um calendário de mobilizações que exijam do Governo uma proposta concreta de aumento do incentivo por titulação.
Em setembro de 2013 foi realizada a primeira reunião entre sindicatos e Governo para tratar do tema. Desde então a SETI vem protelando a realização da próxima reunião que daria encaminhamento à pauta, em que pese a insistência por parte da diretoria do Sindiprol/Aduel em marcar a audiência.
Por isso a assembleia também decidiu que a diretoria deve aumentar a pressão para a realização dessa reunião a fim de levar a posição do Governo para uma nova assembleia docente a ser realizada em meados de março, quando a categoria irá decidir se aceita a proposta do Executivo, ou, se não houver proposta, tirar indicativo de greve ou organizar paralisações.
Construções
Os professores também aprovaram o projeto e confirmaram a construção do Centro de Vivência docente da UEL, que será feito em um terreno situado atrás do SEBEC, próximo ao RU e à Biblioteca Central. Clique aqui para saber mais sobre o Centro de Vivência.
Também foi aprovada a compra de um terreno, ainda a ser definido, nas proximidades da UEL para a construção da nova sede do Sindiprol/Aduel, com o objetivo de aproximar as atividades sindicais do cotidiano dos professores.
