- Por sindiproladuel
- postado em 18 de março 2014
- em Boletins
Desde setembro do ano passado a diretoria do Sindiprol/Aduel vem pressionando o Governo Beto Richa (PSDB) para dar sequência à pauta aprovada em 2011 pelo Grupo de Trabalho (GT) composto por sindicatos, reitores e pela própria SETI.
Com o término do GT, a SETI ratificou a viabilidade da implantação de dois itens: a equiparação salarial com os técnicos de nível superior, cuja segunda parcela foi paga em outubro do ano passado, e o aumento do incentivo por titulação 20% pra 45% para especialistas, de 45% pra 70% para mestres e de 75% para 100% para doutores.
Desde setembro do ano passado, o titular da SETI João Carlos Gomes prometeu viabilizar um estudo de impacto do aumento sobre o orçamento do estado. Apesar da simplicidade desse estudo – afinal, todas as variáveis no orçamento são calculadas automaticamente por programas de computador – a SETI ainda não o apresentou, nem justificou o não cumprimento de seu compromisso.
Além disso, o secretário João Carlos Gomes vem protelando a realização de uma nova audiência para se esquivar da cobrança do aumento do incentivo por titulação, item da pauta salarial ratificado pelo próprio governo. Sabemos que a estratégia do Governo é enrolar os docentes até dia 5 de abril, quando o Estado fica impossibilitado por lei eleitoral de conceder aumentos ao funcionalismo.
Conforme a decisão da assembleia docente realizada no dia 20 de fevereiro, o Sindiprol/Aduel convocará uma nova assembleia, em momento oportuno, para debater o futuro da campanha salarial.
Leia abaixo o ofício enviado à SETI e assinado pelos sindicatos docentes do Paraná:
Curitiba, 10 de Março de 2014.
Prezado Secretário Os sindicatos signatários deste ofício conjunto vêm, respeitosamente, requerer a realização, o mais breve possível, de reunião para dar continuidade às negociações que tratam da proposta de aumento do incentivo dado à titulação dos docentes das IEES do Paraná, conforme deliberado conjuntamente entre a SETI e os Sindicatos de Docentes em reunião do dia 03/12/2013. Atenciosamente,ADUNICENTRO, ADUNIOESTE, SESDUEM, SINDUEPG. SINDIPROL/ADUEL e SINDUNESPAR
Ao Excelentíssimo Secretário de Ciência Tecnologia e Ensino Superior Professor Doutor João Carlos Gomes