Nesta quinta, Sindiprol/Aduel faz reunião sobre projeto que extingue a licença especial

Parte do acordo para o encerramento da greve estadual foi a retirada do Projeto de Lei (PLC) 04/2019, que congelava os direitos dos servidores por 20 anos. Pouco tempo depois, entretanto, Ratinho Jr. fatiou o projeto e apresentou na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) o PLC 09/2019 que, caso aprovado, extingue a licença especial.

(Confira o informativo do Fórum das Entidades Sindicais FES sobre o PL 09/2019 clicando aqui.)

Na última terça-feira (24), o projeto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), podendo dar prosseguimento ao trâmite – que inclui a apresentação de emendas, votação em outras comissões e ida ao plenário da Alep. Apesar de terem sido feitos alguns questionamentos ao mérito, o projeto foi aprovado com apenas Tadeu Veneri (PT) votando de maneira contrária a ele (no total, a CCJ é composta por 13 parlamentares). A expectativa, segundo Hussein Bakri (PSD), líder do governo na Alep, é de que a matéria vá a plenário nesta semana.

Nesta segunda-feira (30), o projeto esteve em pauta na sessão da Comissão de Finanças da Alep, que foi realizada entre 13h30 e 14h. Nela, o deputado Arilson Chiorato (PT) pediu vistas e a tramitação do projeto foi interrompida. Dependendo da atuação do governo (aprovação do regime de urgência, por exemplo), o projeto poderá retornar ao trâmite nesta semana e até mesmo ser apresentado no plenário para votação.

Por isso, o Sindiprol/Aduel fará duas reuniões sobre o tema na quinta-feira (3). A primeira será realizada no Centro de Vivência do sindicato, que fica no campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL), a partir das 14h30. Todos os docentes estão convidados.

Na sequência, será realizada outra reunião, a partir das 18h, no campus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) de Apucarana. O local será o Auditório José Berton.