Assembleia Geral Unificada: as três categorias da UEL juntas na luta

Na terça-feira (11), o gramado do CLCH (Centros de Letras e Ciências Humanas) da UEL (Universidade Estadual de Londrina) foi tomado por cerca de 500 estudantes, servidores técnico-administrativos e professores da Universidade. Desde 2015 sem acontecer, a Assembleia Geral Unificada foi tirada das Assembleias de cada categoria realizadas no dia anterior (segunda, 10), com o objetivo de discutir os rumos da Universidade e do país frente aos ataques nos âmbitos estadual e federal.

Inicialmente marcada para o Anfiteatro Maior do CLCH, a Assembleia teve de ser transferida para o gramado devido ao grande número de pessoas. Em pé, sentados na grama ou nas calçadas da UEL, os membros da comunidade acadêmica ouviram e debateram, das 16h às 18h, aproximadamente, as falas de professores, estudantes e servidores.

A mesa foi composta por um representante de cada categoria. Pelos docentes, representando o Sindiprol/Aduel, estava Eliel Machado. Na avaliação do Diretor de Comunicação do sindicato, há duas pautas que unificam as três categorias: a Reforma da Previdência e os ataques contra a educação pública. “São, na verdade, duas pautas que dão unidade às categorias: a greve contra a reforma da previdência (que unifica três gerações com relação ao mercado de trabalho) e os ataques sofridos pelas universidades públicas, de diferentes formas e intensidade por parte dos governos estadual e federal”, explica Machado, que também ressalta o fato da Assembleia ser um “fato histórico”.

Representando a categoria que é maioria na Universidade e esteve em maior número na Assembleia, Christiana Maia, presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), destacou a força que as três categorias, se unidas, têm para lutar “contra esses ataques que visam a privatização da universidade pública”. De acordo com ela, “o ideal é que esse contato se mantenha e se amplie, para que os interesses da comunidade da UEL como um todo sejam prioridade na hora de defendermos esse patrimônio”. “Importante destacar também esse dia de luta [o 14 de junho], que entrará para a história da classe trabalhadora, no qual muitas categorias irão às ruas para dizer não a essa reforma antipopular do Bolsonaro e do Guedes; e os estudantes estão impulsionando essa greve junto aos sindicatos e movimentos sociais de Londrina”, destaca Maia.

Arnaldo Mello, presidente da Assuel, finalizou a composição da mesa, representando os servidores técnico-administrativos da UEL. Ele, que tem 21 anos de UEL, já participou de outras Assembleias Gerais Unificadas e destaca que elas sempre tiveram “êxito, mesmo tendo complexidades [como as pautas específicas de cada categoria]”. Segundo Mello, a “adesão de técnico é muito boa, assim como a expectativa para o protesto de amanhã [Greve Geral de 14 de junho], que contará com mais de 40 entidades”.

Além do encaminhamento para a Greve Geral do dia 14 de junho, a expectativa é que a mobilização continue dentro das categorias e da Universidade, afinal, há a defasagem salarial de 17%, a falta de concursos públicos para docentes e técnicos-administrativos, a falta de subsídios para o RU, a falta de recursos para garantir a permanência estudantil, os ataques privatistas e a Lei Geral das Universidades para serem discutidas na sequência da greve contra a Reforma da Previdência.

Programação da Greve Geral de sexta-feira (14)

Em Jacarezinho: 8h30, em frente ao CCHE (Centro de Ciências Humanas e Educação), em Jacarezinho;

Em Londrina: 9h, em frente ao Terminal Central, e 17h, em frente às Pernambucanas;

Em Apucarana: 15h30, no platô da Praça Rui Barbosa.

UEL, Unespar/Apucarana e UENP paralisam as atividades contra a Reforma da Previdência

As três Assembleias realizadas pelo Sindiprol/Aduel nesta semana tiraram o mesmo encaminhamento: paralisação de todas as atividades na sexta-feira (14) para unir forças ao movimento nacional contra a Reforma da Previdência.

Em Londrina, a Assembleia de segunda-feira (10), realizada no Anfiteatro Maior do CLCH, deliberou, por unanimidade, pela paralisação de todas as atividades na sexta-feira (14). Na cidade, haverá uma manifestação a partir das 9h, com concentração em frente ao Terminal Central, e outra a partir das 17h, sendo a mobilização marcada para começar no Calçadão, em frente às Pernambucanas.

Na sequência da semana, na terça-feira (11), em Apucarana, os docentes da Unespar também tiraram paralisação das atividades de sexta. Além disso, na Assembleia realizada no Auditório José Berton, eles deliberaram pelo Estado de Greve pela data-base. Na cidade, a mobilização contra a Reforma da Previdência está marcada para às 15h30, no platô da Praça Rui Barbosa.

Fechando as Assembleias da semana, a UENP realizou a sua na quarta-feira (12), em Bandeirantes, no Anfiteatro de Fitotecnia, às 18h. Nela, foram aprovadas tanto a paralisação de sexta quanto o Estado de Greve pela data-base. A manifestação contra a Reforma da Previdência está marcada para concentrar a partir das 8h30, em frente ao CCHE, no Campus Jacarezinho.

Programação da Greve Geral de sexta-feira (14)

Em Jacarezinho: 8h30, em frente ao CCHE (Centro de Ciências Humanas e Educação), em Jacarezinho;

Em Londrina: 9h, em frente ao Terminal Central, e 17h, em frente às Pernambucanas;

Em Apucarana: 15h30, no platô da Praça Rui Barbosa.