Eleições para nova diretoria do Sindiprol/Aduel acontecem nos dias 24 e 25 de fevereiro; confira passo a passo da votação online

Nos próximos dias 24 e 25 de fevereiro, serão realizadas as eleições da nova diretoria do Sindiprol/Aduel.

As urnas presenciais estarão localizas no térreo do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), em frente ao corredor dos departamentos – horário: 9h às 12h, 14h às 18h e 19h às 22h – e no saguão do prédio 1 do Centro de Ciências da Saúde (CCS-HU) – horário: 9h às 12h e 14h às 18h –, mas também será possível votar de maneira virtual – horário: 00h do dia 24 às 23h59 do dia 25. Votam as associadas e os associados à entidade com mais de 90 dias de inscrição no quadro social e que estejam em dia com as contribuições.

Foi registrada uma única chapa conforme edital publicado no jornal Folha de Londrina no último dia 24 de janeiro.

Na manhã do dia anterior ao início da eleição (23/02), os filiados receberão um e-mail, nos endereços fornecidos pelo Sindiprol/Aduel, a partir do cadastro docente existente nas listas próprias da seção sindical, com o login, a senha e o site para efetuar a votação pelo celular, notebook ou tablet.

A apuração será feita no dia seguinte (26) e o resultado será divulgado aos filiados pelos meios de comunicação do Sindiprol/Aduel.

Confira um passo a passo da votação online:

Calendário eleitoral 

A fim de se ter tempo para votação e contribuir para que se alcance o quórum necessário para eleição da nova diretoria (50% + 1 dos docentes filiados), o período de votação foi definido entre os dias 24 e 25 de fevereiro. Dessa forma, a votação poderá ser efetuada em qualquer momento entre as 00h do dia 24 e as 23h59 do dia 25. 

Conheça a chapa  

Entre os dias 23 de dezembro de 2024 e 24 de janeiro de 2025, esteve aberto o período de inscrição de chapas para a eleição da diretoria do Sindiprol/Aduel referente ao mandato 2025/2027. Finalizado o prazo e feita a homologação pela Comissão Eleitoral, a chapa inscrita com o nome “Mobilizar e Intensificar a Luta” tem a seguinte composição:  

Diretoria – Efetivos 

Presidente: Lorena Ferreira Portes

Vice-Presidente: Fernanda de Freitas Mendonça 

1º Secretário: Fernando Pereira Cândido

2ª Secretária: Carmen Sílvia Righetti Nóbile

1º Tesoureiro: Carlos Eduardo Caldarelli

 2º Tesoureiro: Vinicius Antonio Hiroaki Sato 

Diretor de Comunicação: Ronaldo Fabiano dos Santos Gaspar

Diretoria – Suplentes 

1º Suplente: Eliel Ribeiro Machado

2º Suplente: Fábio Alves Silveira

3º Suplente: Jairo Queiroz Pacheco

4º Suplente: Pedro Roberto Ferreira

5º Suplente: Thiago Pelegrini

6º Suplente: Henrique Lopes Figueiredo

Conselho Fiscal – Efetivos 

1º Conselheiro: André Lopes Ferreira

2º Conselheiro: César Bessa

3º Conselheiro: Renato Lima Barbosa

FES solicita reunião com a Seap-PR para discutir defasagem de 47% na data-base e outras demandas

O Fórum das Entidades Sindicais (FES), que reúne representações de servidores públicos do Poder Executivo e do Judiciário do Paraná, encaminhou uma solicitação à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap-PR) para agendar uma reunião e estabelecer uma mesa de negociação para tratar de questões prioritárias para a categoria.

Entre os principais temas apresentados pelo FES estão a reposição da data-base, que sofre uma defasagem de 47%, e a implementação de uma política de reposição salarial para acompanhar a inflação. Também está em pauta a retomada do debate sobre a tabela única dos agentes de apoio de quatro categorias: Saúde, Educação Básica, Instituições de Ensino Superior (IES) e QPPE.

Outros pontos abordados incluem a contribuição previdenciária, que deve ser cobrada apenas sobre o teto do INSS, além de melhorias no atendimento à saúde e à perícia médica dos servidores. O FES destaca a importância de implementar um programa de saúde para prevenir o crescente adoecimento entre os servidores, bem como a necessidade urgente de concursos públicos para todas as categorias.

Em seu ofício, o FES enfatiza que um Estado forte só é possível com um serviço público valorizado, o que exige a reposição integral dos salários e melhores condições de trabalho para os servidores. A entidade solicita que a reunião seja marcada o mais breve possível para discutir essas pautas essenciais.

Confira o ofício aqui.