Confira como foi o 18º Encontro das IEES/Imes do Andes-SN, realizado, na UEL, neste final de semana

em Boletins, Destaque

Entre a última sexta-feira (19) e o domingo (21), a Universidade Estadual de Londrina (UEL) sediou o 18º Encontro das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior do Andes-Sindicato Nacional, que teve como tema “Financiamento, condições de trabalho docente e lutas nas Iees/Imes: Quem roubou nossos direitos?”. O evento foi uma das deliberações do 40º Congresso do Andes-SN.

O fato da UEL ter sido escolhida como sede levou em conta o fato da antiga Aduel ser uma das fundadoras do Andes-SN, tendo deixado de participar do sindicato no período após a fusão com o Sindiprol, em 2009, e retornando à base do Sindicato Nacional apenas em 2019 (confira mais informações aqui). Também foi destacado que o Paraná concentra o maior número de universidades estaduais do país e sofre “uma política corrosiva em relação ao financiamento e direitos dos professores naquelas instituições”

Sexta-feira (19) – 1º dia do evento

A mesa de abertura do evento foi composta por Milton Pinheiro, 1º vice-presidente do Andes, Gilberto Calil, presidente da Adunioeste e diretor da Regional Sul do sindicato, Osmar Santos, presidente da Sindunespar e representante do Comando Sindical Docente (CSD), e Ronaldo Gaspar, presidente do Sindiprol/Aduel, que representa docentes da Uenp e da UEL, sede do evento.

Da esquerda para a direita: Reinalda Souza Oliveira (Andes-SN), Osmar Santos, Milton Pinheiro, Gilberto Calil e Ronaldo Gaspar

Na sequência, Sâmbara Paula Francelino Ribeiro e Gisvaldo Oliveira (foto), ambos diretores do Sindicato Nacional, coordenaram o painel das seções sindicais, no qual, por cerca de cinco minutos, cada uma das 21 representações presentes falou sobre a situação enfrentada em sua universidade e estado.

Sábado (20) – 2º dia do evento

No sábado (20), foram realizadas duas mesas, umas às 9h e a outra às 14h. A primeira, sobre “Financiamento e Contrarreforma da Previdência, nos estados e municípios”, contou com as presenças de Emerson Duarte (Uepa) e Sara Granemann (UFRJ/ESS).

Da esquerda para a direita: Reinalda Souza Oliveira (Andes-SN), Michele Schultz Ramos (Adusp), Luiz Blume (Andes-SN), Sara Granemann e Emerson Duarte

Na segunda, que teve como tema “Trabalho e adoecimento docente”, estiveram presentes Elizabeth Barbosa (Andes-SN/UFF) e Amanda Moreira da Silva (UERJ).

Da esquerda para a direita: Alexsandro Donato Carvalho (Andes-SN), Adma Cristhina Salles de Oliveira (Andes-SN), Elizabeth Barbosa e Amanda Moreira da Silva

Após as duas mesas, a partir das 17h, foram formados quatro grupos de discussão, para encaminhar propostas relativas aos eixos: Financiamento, Condições de Trabalho, Autonomia e Democracia e Propostas Transversais.

Depois, as e os docentes presentes no encontro se deslocaram para a sede do Sindiprol/Aduel no centro de Londrina, para uma noite cultural, com apresentação do grupo do cantor Paulo Vitor Poloni.

Domingo (21) – 3º dia do evento

No terceiro e último dia do encontro, na parte da manhã, a diretoria do Andes-SN apresentou as propostas dos grupos, cuja sistematização havia sido feita por eles no dia anterior. Após discussão, supressão de algumas delas, por já estarem, por exemplo, nos princípios do Sindicato Nacional, e alteração na redação de outras, foram aprovadas as propostas.

Como este encontro não é uma instância deliberativa do Andes-SN, diferentemente dos Congressos e Conselhos (Conads), o plano de lutas e as propostas serão encaminhados para futuras discussões e deliberações. Também foram aprovadas duas moções, uma sobre a Amazônia e outra em repúdio ao Tribunal de Contas do Paraná (TCE), que multou individualmente conselheiros da Unioeste por uma decisão colegiada daquela instância.

Assim que for publicada a síntese do encontro, divulgaremos para toda a base. Confira mais imagens do 18º Encontro no drive

Da esquerda para a direita: Alexsandro Carvalho, Luiz Blume e Sâmbara Ribeiro