Em novembro tem eleições para o Andes-Sindicato Nacional; Sindiprol/Aduel orienta docentes sobre o processo eleitoral  

 em Boletins, Destaque

As eleições para a diretoria do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) – Biênio 2020/2022 serão realizadas de maneira telepresencial, de 3 a 6 de novembro de 2020. A decisão foi tomada pelas delegadas e pelos delegados reunidos virtualmente, entre os dias 28 e 30 de setembro, para o 9º Conselho do Andes-SN (Conad) extraordinário. (Mais informações sobre o 9º Conad podem ser acessadas aqui.)

Duas chapas foram homologadas pela Comissão Eleitoral Central (CEC) no dia 12 de março e concorrem ao pleito: “Chapa 1 – Unidade para Lutar” e “Chapa 2 – Renova ANDES”. Um debate entre elas será realizado na próxima sexta-feira, dia 30 de outubro (veja mais informações abaixo). Informações sobre a composição das duas chapas podem ser vistas aqui.

Confira o material das chapas referente à segunda semana de campanha: Chapa 1 – texto-chapa-1 e Chapa 2 – texto-chapa-2.

   

Confira o material das chapas referente à terceira semana de campanha: Chapa 1 – texto-chapa-1 e Chapa 2 – texto-chapa-2.

 

O processo eleitoral, entretanto, ficou suspenso durantes alguns meses por causa da pandemia da Covid-19. Em julho, o 8º Conad extraordinário prorrogou, em acordo com as duas chapas, o mandato da atual diretoria do Andes-SN por até 90 dias e aprovou a realização de um segundo Conad, em setembro, para deliberar sobre regimento e calendário eleitorais. (Mais informações sobre o 8º Conad podem ser acessadas aqui.)

A partir da deliberação do 9º Conad extraordinário, para as eleições telepresenciais desse ano, serão montadas salas virtuais nas quais o sindicalizado se apresenta, via câmera, com um documento de identidade e recebe, então, um link com limite de tempo para acesso e registro do voto. As salas virtuais contarão com a presença de fiscais de ambas as chapas.

O Andes-SN é formado por seções sindicais de todo o país. Desde 2019, o Sindiprol/Aduel é uma delas (veja mais informações abaixo). Por isso, como no 39º Congresso do Andes-SN, realizado no começo do ano de 2020, as eleições desse ano serão as primeiras que contarão com a participação de filiados ao Sindiprol/Aduel, que representa docentes da Universidade Estadual de Londrina (UEL), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) e do campus de Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

O 9º Conad extraordinário aprovou também o novo calendário eleitoral com a retomada do processo eleitoral e da campanha das chapas, que será realizada de 1 de outubro a 2 de novembro. O processo eleitoral será realizado na primeira semana de novembro, antes das eleições municipais, e a posse da diretoria eleita está prevista para dezembro, na Plenária de Abertura do 10º Conad extraordinário.

A campanha será realizada toda de forma virtual e irá incluir debates entre as chapas com ampla divulgação pelo Andes-SN (links para página no Facebook, canal no YouTube e site do Andes-SN) e pelas seções sindicais.

Debate Nacional entre as chapas que concorrem à diretoria do Andes-SN

Considerando as deliberações da 15ª reunião extraordinária da Comissão Eleitoral Central (CEC), que contou com a participação do(a)s representantes das duas chapas, realizada no dia 22 de outubro de 2020, sobre a organização do Debate Nacional entre as Chapas, a ser realizado no dia 30 de outubro de 2020, seguem as informações do evento:

1. Data: 30/10/2020 (sexta-feira);

2. Horário: 17h;

3. Duração: 1h30min;

4. Metodologia: o debate terá três blocos divididos assim:

a) Apresentação das chapas (10 minutos para cada uma, totalizando 20 minutos para o bloco 1);

b) Perguntas entre as chapas (cada chapa fará 3 perguntas de 2 minutos para a outra, as quais terão 5 minutos para a resposta e 3 minutos para a réplica, totalizando 60 minutos para o bloco 2);

c) Encerramento (cada chapa terá 5 minutos para saudação final, totalizando 10 minutos para o bloco 3). Assim, o debate terá 1h30min de duração;

5. Plataforma de transmissão: a transmissão será feita pelo Andes-SN por meio do Stream Yard, e outras entidades poderão veicular a partir da transmissão original;

6. Mediação: Raquel Dias Araújo – presidente da CEC, com suporte de Lucas Santos Cerqueira e Deborah Fontenelle, membros da CEC;

7. Haverá intérprete de libras.

O debate pode ser visto na página do Andes-SN no Facebook  ou no canal do Andes-SN no YouTube.

Adesão do Sindiprol/Aduel ao Andes-SN

Como parte da necessidade de se integrar ao movimento nacional docente, o Sindiprol/Aduel se tornou uma das seções sindicais do Andes-SN em 2019. Para deliberar sobre a adesão ao Sindicato Nacional, foram realizadas reuniões, debates, assembleias e uma consulta aos docentes da UEL, da Uenp e do campus de Apucarana da Unespar associados ao Sindiprol/Aduel. 564 associados participaram do pleito.

Naquela votação, encerrada no dia 19 de outubro de 2018, 87,8% dos votos foram favoráveis à adesão e 10,6% foram contrários a ela. Além disso, foram registrados 1,2% de votos em branco e 0,4% de votos nulos. Após a aprovação pela base, representantes do Sindiprol/Aduel participaram do 38º Congresso do Andes-SN, realizado em 2019, em Belém-PA, e a adesão foi aprovada pelos delegados reunidos no evento.

 

Postagens Recomendadas
Comentários
pingbacks / trackbacks
  • […] do Sindiprol/Aduel, as eleições para a diretoria do Andes-Sindicato Nacional (mais informações aqui). Finalizando a edição da semana, o informativo “Central do Brasil” também tratou, […]

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar