Informe sobre a Lei Geral das Universidades (LGU)

 em Boletins, Sem categoria

Novamente, nas semanas próximas ao final do ano, o governo do estado envia para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) um projeto de lei que afronta a autonomia das universidades – a Lei Geral das Universidades (LGU). Em inúmeras reuniões e boletins, tratamos do assunto. Inclusive, junto com comunidades acadêmicas de outras Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), fizemos dois seminários cujo resultados foram o rechaço integral à minuta de lei.

Ontem (quinta, 2), logo após o recebimento do Projeto de Lei, fizemos uma reunião com a Reitoria. Dela também participaram membros da ASSUEL e do DCE. Em síntese, o objetivo da reunião foi solicitar esclarecimentos da Reitoria acerca do posicionamento sobre o projeto, da data do plebiscito convocado pelo Conselho Universitário (CU) e vermos a possibilidade de somar esforços nessa luta.

Hoje (sexta, 3), o assunto também foi objeto da reunião do Fórum das Entidades Sindicais (FES) e da reunião conjunta com todas as seções sindicais do Andes-Sindicato Nacional no Paraná, sindicatos mistos e DCEs do estado.

Em breve, nós, do Sindiprol/Aduel, traremos mais informações e apresentaremos um calendário de ações e luta para as próximas semanas.

Não à LGU!!
Todas e todos à luta!!

—————————–

Baixe a última versão do projeto de lei aqui.

Confira o caderno “Por que dizemos não à LGU?”.

Confira o boletim do Comando Sindical Docente “Por que os sindicatos docentes rejeitam a LGU, de Bona e Ratinho?

Na quarta-feira (8), às 14h, será realizada uma audiência pública sobre o “Presente e futuro das universidades estaduais”. Confira mais informações aqui. Na sequência, às 16h, será realizada uma Assembleia Geral Docente Virtual do Sindiprol/Aduel, com um dos pontos de pauta sendo a LGU. Confira a chamada completa aqui.

Postagens Recomendadas
Mostrando 4 comentários
pingbacks / trackbacks
  • […] 37m33s – Em novo ataque aos serviços públicos, na última quinta-feira (2), Ratinho Jr. enviou à Assemblei… […]

  • […] Legislativa do Paraná (Alep) um projeto de lei que afronta a autonomia das universidades – a Lei Geral das Universidades (LGU). Em inúmeras reuniões e boletins, tratamos do assunto. Inclusive, junto com comunidades […]

  • […] a apresentação da minuta de Lei Geral das Universidades (LGU) ou Lei de Destruição das Universidades (LDU), nome que seria mais adequado, em 2019, até esta […]

  • […] Antes da assembleia, às 14h, será realizada uma audiência pública sobre o “Presente e futuro das universidades estaduais”. Estarão presentes deputadas e deputados estaduais membros da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas do Paraná, representantes do Comando Sindical Docente (CSD), do ensino superior paranaense e do governo do estado. O evento será transmitido ao vivo nas redes da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Confira mais informações aqui. Outras informações e materiais sobre a LGU estão disponíveis neste link. […]

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar